Benefícios dos alimentos fermentados
Hoje em dia muito se fala em probióticos e saúde intestinal. E a verdade é que a saúde do nosso intestino influencia tudo!
Vamos então esclarecer o que é isto dos probióticos e que benefícios têm no nosso organismo:
Os alimentos fermentados são ricos em microrganismos vivos, também chamados probióticos. São importantes para promover a diversidade do microbioma intestinal, ou seja, dos "bichinhos" bons que vivem no intestino.
Isto também está relacionado com menos desequilíbrios intestinais, que acontecem quando temos mais microrganismos maus do que bons, e é quando acontece a disbiose.
Para além disso, os alimentos fermentados também são interessantes para:
Redução do stress oxidativo
Alguns alimentos fermentados contêm peptídeos bioativos e compostos com atividade antioxidante que podem proteger as células contra o dano oxidativo e apresentar efeitos anti-inflamatórios.
Melhoria da digestão
Alguns produtos lácteos fermentados podem facilitar a digestão da lactose.
A fermentação também pode melhorar a qualidade e digestibilidade das proteínas e aumentar níveis de certas vitaminas, como as vitaminas do complexo B.
Redução de antinutrientes e melhor absorção de nutrientes
Alguns fermentados de soja (como tempeh e natto) podem reduzir compostos como ácido fítico e inibidores enzimáticos, que podem interferir na absorção de nutrientes, tornando proteínas e outros nutrientes mais facilmente utilizáveis pelo corpo
Nota: Os benefícios dos alimentos fermentados dependem do alimento, da quantidade e do padrão alimentar como um todo.
E agora, que alimentos tão interessantes são estes? Partilho a lista de alguns exemplos de fermentados:
Chucrute
Kefir
Iogurtes com adição de probióticos
Tempeh
Pasta miso
Kimchi