Aproveitar redon para novos pratos

Aproveitar sobras e criar novos pratos é uma excelente forma de variar, render a comida e evitar o desperdício alimentar (tema hiper importante já agora!).

A semana passada fiz estas marmitas e hoje dei uma nova vida a algumas delas, querem saber como? De forma simples:

  • Sobra de peixe — Tarte de peixe e legumes

  • Sobras de arroz com frango — Cogumelos recheados


Agora podem anotar as receitas para se inspirar!

Tarte de peixe e legumes

Uma excelente forma de aproveitar sobras é a cozinhar tartes ou suflês. Hoje foi uma tarte de peixe e legumes.

  1. Começar pela base: bater 200g de farinha de trigo, 50g de azeite, 20ml de água. Forrar uma tarteira de fundo amovível, com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos.

  2. Picar 1 dente de alho e 1 cebola (o peixe que assei ainda tinha cebola por isso não adicionei). Adicionar 1 molho pequeno de espinafres frescos e saltear tudo com um fio de azeite, sal e pimenta. Adicionar o peixe desfiado. Envolver.

  3. Ralar um pouco de parmesão. Levar ao forno a cozinhar (180ºC até dourar).

    Usei uma forma média, pois tinha 1 rabo de peixe grande de sobras.

Cogumelos recheados

Aproveitei as sobras de arroz de frango e recheei os cogumelos.

É muito simples, começar por assar os cogumelos no forno, de cabeça para baixo, para perderem a água (180º C durante 15 min).

Rechear com o arroz e o frango desfiado. Adicionar queijo flamengo magro picado ou queijo mozarela ralado por cima e levar ao forno a gratinar.

Podem acompanhar com uma salada e fica delicioso.

Para além disso ainda preparei mais umas comidinhas para a semana:

Waffles salgados

Picar 1 cenoura, 1 cebola, 1 dente de alho, 1/3 couve pequena e salsa. Saltear tudo com um fio de azeite, sal e pimentão doce. Reservar.

Bater 3 ovos, 250ml de leite magro / bebida vegetal, 100g de farinha de aveia e 100g de farinha de trigo e uma pitada de fermento em pó.

Adicionar os legumes cozinhados, envolver tudo. Deitar nas formas de waffles / muffins / tartes e levar ao forno a cozinhar a 180ºC durante 20-25 minutos.

Legumes assados

Há duas formas de comer legumes no inverno que nunca falham: sopa e legumes assados. Permite-me ter uma grande quantidade de legumes cozinhados sempre disponível.

Esta semana assei abóbora, couve lombarda, cogumelos e batata doce. Temperado com um fio de azeite, sumo de limão, pimenta e curcuma.

Próximo
Próximo

As marmitas que preparei para a semana