Tipos de Chocolate: Qual escolher nesta Páscoa?

Páscoa sem chocolate... não existe, vamos ser sinceros!

Com certeza que também vão haver amêndoas, ovos, folar… Mas focando-nos naquilo que é tão tradicional, o chocolate, sabiam que não são todos iguais certo?

Então vamos descobrir as diferenças e perceber qual se encaixa melhor na vossa alimentação (sem dramas nem culpas, porque há espaço para tudo!):


Chocolate branco

Na verdade, não é bem chocolate… É feito da manteiga de cacau, mas sem os sólidos do cacau – por isso não tem os antioxidantes (compostos fenólicos). É mais doce e gorduroso. Podemos dizer que vale como prazer pontual, mas existem chocolates de melhor qualidade.

Chocolate branco Lindt

Chocolate de leite

O clássico das lembranças de infância. Tem leite e mais açúcar, o que o torna mais doce (as nossas papilas gustativas gostam tanto e por isso se torna tão viciante). Também não é a alternativa mais rica nutricionalmente. Pode ser consumido, claro – mas com moderação e atenção às quantidades.

Chocolate de leite Lindt


Chocolate negro (meio amargo ou 70%; amargo ou 85%)

Entramos nas gamas com menos açúcar e mais cacau. O sabor é mais intenso e o teor de antioxidantes também! É uma opção interessante para quem quer um docinho com mais benefícios nutricionais.

Se compararem o chocolate com 70% e 85% de cacau terão uma diferença também, porque quanto maior a percentagem, maior a quantidade de cacau e menor a de açúcar. Em resultado a riqueza nutricional do chocolate também será maior e os benefícios associados.

Podem sempre ver a lista de ingredientes presente no rótulo para entender quantidade de açúcar presente.

Chocolate 70% Lindt

Chocolate 85% Lindt


Chocolate funcional ou “fit”

Hoje em dia já há chocolates adoçados com stevia, com proteína, com superalimentos… Óptimo para quem tem restrições ou quer variar, mas convém ler sempre o rótulo com atenção! Vejam a lista de ingredientes para perceber como o chocolate é constituído e lembrem-se que não é por não ter açúcar ou ter mais proteína é mais ou menos interessante que outro.

Chocolate de leite sem açúcar Lindt

A minha dica

Mais importante do que o tipo de chocolate, é a forma como o consomem. Escolham com intenção, saboreiem com calma, e lembrem-se de que nenhum alimento deve vir carregado de culpa. Boa Páscoa!!

Anterior
Anterior

Mindful Eating na Páscoa: Como aproveitar sem exageros (e sem culpa)

Próximo
Próximo

Porque é que treinas?