Porque é que treinas?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde “Quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais fisicamente ativa”.
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física e não podia deixar passar sem sensibilizar.
Todos sabem que ser sedentário é meio caminho andado para doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes tipo 2, cancro… Hoje em dia vivemos mais anos, mas importa viver com qualidade e o exercício físico é fundamental nisso!
Mas trazendo as coisas para o presente, quais as razões que vos fazem treinar? Se precisam de inspiração, partilhar as minhas:
Treino para me sentir bem psicologicamente. Como costumo dizer, o exercício é o meu melhor aliado para o stress.
Para além disso, ajuda-me a dormir melhor (o que na verdade, vai ajudar na gestão do stress).
É uma forma de ter energia para o trabalho, sentir-me com vitalidade. E também muito importante, ter energia para brincar com todos os sobrinhos emprestados que tenho, correr e saltar sem ficar ofegante, ter os bebés ao colo a dormir durante umas horas.
Conseguir trabalhar na horta sem ficar toda empenada. Entre apanhar fruta em cima de um escadote ou agachada durante horas; ter força para pegar em caixas cheias de frutas e legumes e empurrar um carrinho de mão também cheio.
Ir de férias e caminhar todo o dia sem ficar “morta” para os dias seguinte, conhecer e explorar novos locais sem limite de mobilidade.
E como mencionei antes, tentar viver com melhor qualidade quando for mais velha.
Podem refletir nisto, deixar de se sabotar e arranjar soluções para fazer acontecer. Não têm todos de fazer o mesmo tipo de exercício, não têm de treinar todos os dias, nem durante horas. O importante é mexer!
Lembrem-se sempre, fazer alguma coisa é melhor do que nenhuma.