Como escolher ao comer fora
Verão, férias, convívios… sinónimo de muita festa e de algumas refeições fora. E como costumo dizer em consulta, não precisam de ser radicais nas vossas escolhas, mas sim fazer uma gestão de danos.
Por isso relembro algumas estratégias que costumo aplicar e que se fizer sentido para vocês podem fazer o mesmo:
Ver o menu antes: se já sabem onde vão comer é uma excelente estratégia para já terem umas ideias pensadas e não escolherem na pressão do momento.
Apostar sempre numa boa proteína: como carnes magras, peixe, ovos ou leguminosas. Isto irá contribuir para a vossa saciedade.
Nunca esquecer os hortícolas: perguntar sempre se tem saladas e/ou vegetais a acompanhar. Se não tiver, perguntar se pode haver.
Moderar as entradas: não precisam de fazer a refeição toda em entradas. Podem até pedir uma sopa / salada e assim já equilibram a quantidade de manteiga, queijos e pão.
Atenção aos molhos: pedir sempre o molho à parte (ou sem molho na verdade). As saladas também podem não vir temperadas e assim conseguem vocês controlar a quantidade de azeite.
Sejam equilibradas nas bebidas: água é obrigatória! Podem variar com limonadas ou infusões sem açúcar. Se pretendem beber um refrigerante, optem pelos zero.
Sobre bebidas alcóolicas, evitem sangrias e cocktails, que não só tem mais açúcar como um teor alcoólico mais elevado.
Ponderar se precisam mesmo de sobremesa, já não estão satisfeitos? E será que vale a pena e é caseira? Se quiserem mesmo experimentar, não se esqueçam de dividir!
Gerir quantidades: e que tal dividirem a dose? Depois de entradas provavelmente não precisam de uma dose inteira.
Outra estratégia interessante é pedir o que não querem em take away (até vos rende outra refeição).
Já sabem, encontrar o vosso meio termo. Sabendo aproveitar, mas também equilibrar! Boas jantaradas