Correr no calor

Quem me segue pelas redes sociais sabe que a corrida é um dos desportos que gosto de fazer. E este calor não me parou! Mas é importante ter alguns cuidados ao correr com 30/40ºC.

Partilho algumas recomendações:

Escolham uma boa hora

Correr pela manhã fresca é a minha preferência, mas o fim do dia também é um alternativa. O importante é evitarem os períodos de maior calor, entre as 11h e 16h.

Mantenham-se hidratados

Água normalmente é suficiente, devem beber antes, durante e depois.

Se por ventura transpirarem muito e perderem muitos sais e/ou treinarem em ambientes com muita humidade, podem apostar em eletrólitos para adicionar á água. Os eletrólitos são os sais que se perdem pela transpiração e é importante ir repondo.

Vistam roupas adequadas

Roupas leves e transpiráveis. Usar boné e óculos de sol é também uma boa aposta.

Protetor solar

É obrigatório usar protetor sempre e no verão ainda mais! Eu costumo usar o protetor em stick porque funcionada super com a transpiração e aguenta melhor.

Saber ouvir o corpo

Correr com calor é mais cansativo, por isso se for necessário ajustar o ritmo está tudo bem. Dias quentes não são ideais para bater PR, por isso ajustem os vossos objetivos.

Aplicar estratégias para arrefecer

Ir molhando a cabeça e o pescoço com água fria ajuda a baixar a temperatura corporal.

Também podem molhar o boné ou usar cubos de gelo para ir arrefecendo.

Cuidado com sinais de fadiga

Se sentem dores de cabeça, tonturas, náuseas é o momento de parar. Bebam água, procurem uma sombra e não retornem a corrida.

Próximo
Próximo

Porque é que me devo preocupar com a minha saúde intestinal?