Ano novo sem dietas!
Começa o novo ano, existem novos objetivos e um dos principais objetivos é emagrecer.
Pois bem, este ano não há nada disso! Quero que sejam sustentáveis nos vossos objetivos e hábitos (sejam eles quais forem).
Se estão prontos para deixar dietas rígidas, objetivos de perda de peso irreais, treinos loucos… e a focar-se mais em vocês, a não serem tão exigentes com vocês mesmos e se querem terem uma relação saudável com a comida, então aconselho-vos a continuar a ler.
Giram expectativas
Eu sei que não é fácil começar a querer ter uma relação saudável com a comida e começarem a treinar… Pozinhos de plim plim plim e está feito.
Metam na cabeça que isto de comer saudável é para sempre e não é uma dieta para um certo tempo. Por isso cada dia é uma vitória!
Não se sabotem!
Os dias não vão ser todos perfeitos, seja porque têm eventos sociais, porque não conseguiram organizar a marmita… é a vida a acontecer. Por isso não é um dia menos bom, que vai estragar vários dias bons. Sem pensamentos “perdido por mil, perdido por cem”.
Sobre o exercício, é a mesma coisa: não dá para treinar 1h, mas dá para treinar 20 minutos? Perfeito! Fazer alguma coisa é melhor do que nada!
Definam um objetivo por mês
Em vez de tentarem mudar a vossa vida 180ºC e começar a fazer tudo, definiam passos a passos. Por onde vos é mais fácil começar: beber água? ser mais ativo? organizar refeições?… Comecem por isso, tornem esse hábito consistente e depois então passem ao próximo.
Criem um ambiente favorável
Esta estratégia pode ser muito ampla, mas é para evitar que se sabotem a vossas mesmos.
Por exemplo, pode ser fazer compras online se têm menos tempo para ir às compras; ou encomendar marmitas que tenham congeladas para alturas SOS; ou até contratar um treino personalizado para vos ajudar a criar o ritmo.
O intuito é criarem as estratégias que vos ajudem a que as coisas funcionem. Recordem-se que estas estratégias são vossas, da vossa rotina, do vosso ambiente familiar e não têm de ser iguais às dos outros.
Aprendam a comer
Já aqui falei que o objetivo não é fazer dietas, mas então como o fazer? Por isso digo, aprendam a comer, aprendam o que é uma alimentação saudável, compreendam a roda dos alimentos…
Para além disso, devem começar a tirar algum tempo para as vossas refeições. Engolir a comida não contribui para a saciedade (nem para a gestão do stress do dia, na verdade). Como costumo dizer em consultas, não é só o que se come, mas também a maneira como se come.
Espero que a vossa entrada no novo ano seja mais leve e o que precisarem estou aqui para ajudar!