O que comer antes do treino?

Trabalhando na área de nutrição desportiva, com atletas recreativos e de competição e de várias faixas etárias, noto que uma das perguntas que mais me fazem é o que comer antes de um treino ou jogo.

Por isso, nada melhor que deixar tudo esclarecido. Para que possam ter o máximo rendimento desportivo!!


A importância da refeição pré treino

Esta refeição não só prepara o corpo para o treino, mas também a mente. E não é por fazerem um mega pré treino, estando todo o dia a comer de forma menos saudável, que irão ter a melhor performance. Lembrem-se que comer de forma equilibrada e variada é uma base constante!


O principal nutriente

Nada mais simples que hidratos de carbono. Pois é, os muito temidos hidratos de carbono (em dietas para perda de peso, principalmente) são o combustível para a “máquina” funcionar, e estou a falar da máquina física mas também cognitiva. A nossa massa cinzenta nunca pára!

Mas os hidratos de carbono são essenciais para o rendimento e por isso o macronutriente a apostar.


A quantidade e tipo de hidratos de carbono dependem de:

  • Hora da prova

    • Quanto menor o tempo até à prova, mais simples devem ser, ou seja, com menos fibra e mais açúcar

  • Preferências do atleta

    • Apostar no que se sentem bem e já experimentaram em treinos. Nunca mas nunca se devem fazer “experiências alimentares” em dias de prova

  • Disponibilidade de alimentos no momento da prova

    • Imaginemos que a prova é fora vossa zona habitacional ou até têm de viajar para outro país. Obviamente isto pode limitar o acesso a alimentos concretos

  • Alimentos ou bebidas com elevados níveis de hidratos de carbono

    • Deve apostar-se em alimentos muito ricos neste nutriente, como frutas, compotas, marmeladas, pão branco / mistura, muesli, massa…


E a proteína?

 A ingestão proteína no perído pré exercicio tem menor impato na síntese de massa muscular do que a sua ingestão no após exercício. Mas mesmo assim, pode melhorar a reposição muscular, dependendo do tipo de treino. E neste caso, falo de exercícios de ultra-resistência com duração superior a 2h. Neste caso, parece contrubiur para o aumento da massa muscular e uma melhor recuperação


A importância da hidratação 

Manter um bom estado de hidratação é fundamental em qualquer fase da vida.

Quando falamos de atletas então ainda mais! Uma desidratação > 2% do peso corporal pode comprometer as funções fisiológicas e o rendimento físico.

 Cuidados a ter:

  • Boa hidratação nos dias que antecedem a prova

  • Elaboração de um plano de ingestão de líquidos para o treino e competição, baseado nas perdas de suor habituais, nas oportunidades durante a prova para beber, e o bem estar individual.

    Atenção ao ambiente e humidade no local da prova

  • Garantir o consumo de pelo menos 300-600 ml de líquidos com a refeição antes da prova

  • Consumir 300-450 ml nos 15-20 minutos antes do evento


Exemplos de refeições pré treino

Já vimos anteriormente que a refeição antes de treino varia de acordo alguns fatores, mas mesmo assim partilho algumas ideias.

Também importa salientar alguns alimentos a evitar, uma vez que podem provocar desconforto gástrico. São eles leite, iogurte líquido, comidas com muita gordura, pratos muito condimentados, molhos e natas.

E não se esqueçam, manter sempre um bom estado de hidratação!


Existe sempre uma individualidade e é importante adaptar a refeição pré treino às preferências do atleta. Importa também salientar que no caso de atletas que competem, alterações na refeição pré treino não devem ser experimentadas em momentos pré competição.

Anterior
Anterior

O que comer depois do treino?

Próximo
Próximo

Nutrição & Rendimento Intelectual